Sejam Bem vindas a este Blog!

Criei este Blog para facilitar a vida das mulheres, das que trabalham foram, das que são administradoras do lar, das que tem filhos, e das que são solteiras, em fim de todas as mulheres que precisam de uma ajudinha no dia a dia, para todas as tarefas!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Honra e Submissão

1-A Deus

Antes de entrarmos propriamente no estudo concernente à honra e submissão, vejamos primeiramente um conceito simples sobre este assunto, vejamos:

·         O que é honra – Significa respeitar, venerar e glorificar.
Todas as pessoas tem um conceito pessoal do que é honra. Podemos entender nesta introdução que honra é um valor moral relevante acerca de nós mesmos. Este pensamento se estende a todas as pessoas, até mesmo as mais humildes. Vejamos, por exemplo, a lição que nos é ensinada pelo próprio Deus em Malaquias 1.6, conforme o Texto:
“O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor, e, se eu sou Pai, onde está a minha honra?” E, se eu sou Senhor onde está o meu temor? Diz o Senhor dos Exércitos a vós os lideres que desprezais o meu nome e dizeis: em que desprezamos nós o teu nome?
A censura de Deus aos sacerdotes é porque eles desprezavam o Senhor, oferecendo-lhe animais aleijados e doentes o que contraria a Lei de Deus em Levitico. 22.22. e Apocalipse 1.6.  Fomos feitos por Cristo sacerdotes, e como crentes devemos ofertar a Deus o melhor que possuímos: nossa vida inteira como sacrifício vivo, conforme Romanos 12.1, quando ofertamos ao Senhor o melhor de nós: a oração, o estudo da palavra, o dízimo e ofertas em todo sentido. A nossa dedicação a Deus deve ser sempre com um coração alegre e em submissão de amor.

2- Jesus é Nosso modelo

A lição de Filipenses 2.5-8 é uma demonstração viva daquilo que pretendemos mostrar, quando, em atitude de profunda humildade Jesus exalta o Pai. Ao contrário do homem caído, o mundo não tem em alta estima a humildade e a modéstia. A bíblia nos ensina, no entanto, que no seu conceito sobre a pessoa de Deus, a humildade é o valor mais alto nessa relação. Apresentemos alguns exemplos sobre as questões relacionadas à vida cristã:

1-      A humildade bíblica subentende a consciência das nossas fraquezas e a decisão de atribuir de imediato todo crédito a Deus e ao próximo, por aquilo que realizamos (Jo. 3.27, 5.19 e Tg. 4.6).
2-      Não podemos nos exaltar em nada a não ser no Senhor ( II Co. 10.17). Logo dependemos de Deus para nosso valor e para nossa frutificação e não podemos realizar nada de valor permanente sem a ajuda de Deus e do próximo (Jo 15.1-8 e Jo 1.5-8) (videira).
3-      A presença de Deus acompanha aqueles que andam com humildade (Is 57.15). Maior graça é dada aos humildes, mas Deus resiste aos soberbos (I Pe 5.5-6) os mais zelosos filhos de Deus servem ao Senhor com toda a humildade (At. 20.19)
4-      Como crentes devemos viver em humildade uns para com os outros considerando os outros superiores à nós mesmos (Fl. 2.3).
5-      O oposto da humildade e a soberba um senso exagerado da importância e autoestima de pessoa que confia no seu próprio mérito de superioridade e realizações. A tendência individual da natureza humana e do mundo é sempre a soberba e não à humildade (I Jo. 2.16).
Os exemplos acima nos leva a concluir que tudo que Jesus fez em favor da humanidade trouxe honra ao Pai:
“ Por que muitos são conseguem honrar e obedecer a Deus?”
Vejamos três exemplos:

1-      Porque estão ressentidas contra Deus. O exemplo dos Israelitas depois de terem voltado do exílio babilônico andaram bem inicialmente á sua restauração e como o decorrer dos anos a sua dedicação a Deus foi diminuindo. O profeta Malaquias censura-os por sua falta de confiança em Deus, adoração insincera e desobediência à lei divina. Os Israelitas achavam-se duvidosos quanto ao amor divino, por causa das aflições que sofriam. Chegaram inclusive a acusar a Deus de ser infiel às promessas do concerto. Na realidade foi Israel que deixou de amar e honrar a Deus por haver desobedecido à lei. O crente tem que estar vigilante quanto a estas coisas evitando murmurações e queixas por acontecimentos que ocorrem em sua vida e de sua família, recomendamos a meditação do texto de Jo 16.33 que afirma:

“ Tenho-vos dito isso para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo”.

2-      Porque estão cheios de si mesmos. Rm1.28 – É comum encontrarmos pessoas com conceitos pessoais além do que devem ser. Temos na bíblia em exemplo clássico desse tipo como foi de Naamã descrito em II Reis 5.1-9. Este homem foi estrategista militar de grande valor, mas possuía um grande mal: era leproso. É importante lembrar aqui que este tipo de defeito moral se manifesta de diversas formas. Assim como nos ensina o Aposto Paulo nas exortações em I Tm 6.3.
“ Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparte dos tais”.
É fácil identificar este tipo de pessoa mesmo no arraial evangélico. Em Rm 1.29 é demonstrado de maneira clara este tipo de personalidade.
“Estando Cheios de toda iniquidade, prostituição, malicia, avareza, maldade; cheios de invejas, homicídio, contenda, engano, malignidade”.
Observem que estes conselhos são direcionados aos cristãos conforme conclui no verso 32 que diz:
“ os quais conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam) não somente as fazem, mas também consentem aos que fazem”.
Eis o retrato de pessoas que trazem estas marcas.

3-      Porque não conhecem a Deus (Os. 4.6). Jesus respondendo aos Saduceus acerca de algumas questões da ressurreição e casamento da viúva de um irmão, assim respondeu: “ Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus (Mt. 22.29)”.
A bíblia afirma do livro de Oseias no capitulo 4 que Deus é ignorado pelo povo, por falta do seu conhecimento na terra. Os líderes eram corruptos e prevalecia a mentira e assim o povo perecia por falta de conhecimento. A sentença de Deus é forte sobre esta questão. Pois vejamos sua palavra: Cap 4.6-12, apartando-se de sujeição do seu Deus.
O ensino da palavra leva o homem a conhecer a Deus e honrá-lo. É preciso, portanto, uma busca constante em conhecer a Deus e humildemente reverenciá-lo. Em Provérbios  29.23 diz: “ a soberba do homem o abaterá, mas o humilde de Espírito obterá honra”.


Honrar a Deus é a forma mais elevada de adorá-lo.

Missionária Elvira Tezolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua ajuda e colaboração
Abraços
Camila Moço